Realizamos intervenções baseadas na Analise do Comportamento Aplicada ( ABA), derivadas da Analise experimental do comportamento do behaviorismo skinner. Um dos principais objetivos é intervir em comportamentos socialmente relevantes.
O serviço de atendimento baseado em ABA do INSTITUTO SINTONIA disponibiliza uma intervenção comportamental na modalidade abrangente, procura promover a aprendizagem em diversas áreas do desenvolvimento, como linguagem, habilidades sociais, acadêmicas, autocuidado, entre outras. Esse modelo de intervenção está de acordo com as práticas recomendadas e regulamentadas pelo comitê internacional BACB (Behavior Analyst Certification Board), APBA (Association of Professional Behavior Analysts) e pela ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental).
O Instituto Sintonia conta com especialistas nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física e Terapia Ocupacional.
O Instituto Sintonia para melhor a qualidade de nosso modelo de intervenção, contamos com especialistas nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
ABA (Applied Behavior Analysis), ou Análise do Comportamento Aplicada, é a ciência que estuda o comportamento humano e produz técnicas aplicadas em várias áreas, incluindo procedimentos de intervenção específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As intervenções em ABA são personalizadas levando em considerações as potencialidades, necessidades, preferências e circunstâncias ambientais de cada criança e família.
Fundadora e idealizadora do projeto. O Instituto Sintonia nasceu através de um sonho de Roberta, em prestar um serviço de excelência e presteza para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pensado e criado para tornar o seu humano autônomo e independente, através do amor, ciência e comprometimento.
Atua como Consultora, Supervisão e Treinamento em ABA para crianças autistas em diversos estados do Brasil. Foi Coordenadora Geral do Setor ABA na Imagine Tecnologia Comportamental, cargo em que era responsável por todos os serviços de intervenção comportamental em ABA, Atuou como docente voluntária e pesquisadora associada no Departamento de Psicologia da UFSCar de 2013 a 2019, Foi pesquisadora de Pós-doutorado no Instituto LAHMIEI Autismo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar de 2013 a 2019, onde ainda é docente do curso de especialização (nível Pós-graduação Lato Sensu) em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Outros Atrasos de Desenvolvimento e Linguagem, em que orienta trabalhos de conclusão de curso e é membra do conselho de coordenação desde 2014. É editora associada da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) e revisora dos periódicos European Journal of Behavior Analysis, Acta Comportamentalia, parecerista técnica da Agência de Fomento à Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MackPesquisa). É associada da ABAI (Association of Behavior Analysis International), da ABPMC (Associação Brasileira de Ciências Comportamentais), da SBP (Associação Brasileira de Psicologia) e da ACBR (Associação Brasileira de Análise do Comportamento), na qual foi eleita membra do conselho diretor no cargo de Representante Junto à Outras Associações, para a gestão 2016-2017. Foi membra fundadora do Professional Advisory Board do IBAO (International Behavior Analysis Organization), associação de analistas do comportamento em âmbito internacional. É pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Análise do Comportamento e Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolve pesquisas aplicadas sobre procedimentos de ensino de linguagem e sobre intervenções comportamentais para crianças autistas. Faz trabalhos de divulgação científica no portal Science Blogs Brasil, em que escreve e edita o blog O Divã de Einstein.
Graduado em Psicologia (UFSCar), pós graduando pela CBI of Miami em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, Mestrando Paradigma no Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Curso de Formação de Terapia de Contingências de Reforçamento pelo Instituto de Contingências de Reforçamento (ITCR), Curso de avaliação protocolo VB-MAPP inicial e avançado, Curso de avaliação do protocolo ABLLS-R, Curso SCA (Segurança em Crises Agressivas), Formação em PECS.
Mulher, mãe, psicóloga
(PUC-BH) CRP 11/09730. Doutora e Mestra em Teoria e pesquisa do Comportamento (UFPA-PA). Especialista em Gestão de Pessoas (IESPES-PA). Especialização (andamento) em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) (BemHumano-RJ). Foi CEO de uma das maiores empresas de análise do comportamento do Nordeste. Trabalhou como Coordenadora de curso de Psicologia, como Docente de graduação e pós-graduação e cursos livres, como Psicóloga Técnica em instituição de adolescentes com privação de liberdade. Atualmente é sócia-fundadora da Realize ABA atuando como consultora em OBM para clínicas de ABA para TEA e docente pela Atalea Cursos com cursos voltados para a gestão de desempenho nas organizações, gerenciamento estratégico e saúde e bem-estar. É sócia-fundadora da Flamboiã ABA atuando supervisora sênior para equipes de atendimento domiciliar ao autista. Por fim, é sócia-fundadora do Instituto Florescer atuando como terapeuta contextual para o público feminino e auxiliando no empoderamento e despertar de mulheres.
* Fique tranquilo não enviaremos spam. ;)