Instituto Sintonia surgiu do sonho de fazer mais, por mais pessoas!! Nossa equipe transdisciplinar foi escolhida com muito carinho e critério, formando uma família de profissionais altamente capacitados e leais aos nossos valores e metodologia.
Acreditamos que esse seja o primeiro passo para proporcionarmos as nossas crianças um atendimento amoroso, respeitoso, acolhedor, técnico e ético.
A estrutura física foi planejada para oferecer conforto, descontração, e um ambiente capaz de acolher de maneira humanizada e técnica.
A grandeza de nosso sonho não se concretizará apenas com a escolha minuciosa da equipe, construção de um espaço físico de muita qualidade e completo ou uma intervenção comprovada e eficiente. Temos o que consideramos nosso grande diferencial: o amor pelas pessoas e pela causa, isso é o que nos move, somos integralmente dedicados e presentes para que todos em qualquer instante, sejam recebidos e tratados com amor e respeito.
Estamos atentos às etapas de forma individualizada, desde o primeiro contato.
Aqui as famílias têm respostas e acompanham os resultados!
Estamos sempre prontos para fazermos nosso melhor para que todos se sintam
em SINTONIA com sua família!
Tornar nossos
pacientes
autônomos e
independentes,
através do amor,
ciência e
comprometimento.
Sermos
referência
nacional no
tratamento
do espectro
autista.
Comprometimento
com o desenvolvimento
das crianças, profissionais
e ser humano. O amor
pelas crianças e pela
causa é o que nos
move, somos
integralmente
dedicados e incansáveis
para que todos em
qualquer instante, sejam
recebidos e tratados
com amor e respeito.
Estamos sempre prontos para fazermos nosso melhor para você se sentir
em SINTONIA com sua família!
O que é ABA?
ABA (Applied Behavior Analysis), ou Análise do Comportamento Aplicada. ABA é a ciência que estuda o comportamento humano e produz técnicas aplicadas em várias áreas, incluindo procedimentos de intervenção específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As intervenções em ABA são personalizadas levando em considerações as potencialidades, necessidades, preferências e circunstâncias ambientais de cada criança e família.
Na infância e adolescência, a terapia ocupacional está intimamente ligada ao desenvolvimento infantil, seus marcos e como estimulá-los, principalmente por meio do brincar. O brincar é a atividade principal desta faixa etária, e é através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem.
Especificamente na criança autista, a Terapia Ocupacional estimula áreas que são específicas do TEA, como brincar funcional, interação social, independência e autonomia nas atividades de vida diária e vida prática, suporte e adaptação escolar e auxílio na comunicação.
Outra prática também exercida pela T.O. para o público autista é a Terapia de Integração Sensorial, visto que grande parte dessa população apresenta disfunção sensorial, como hipo ou hiperresposta a estímulos sensoriais táteis, auditivos e/ou vestibulares.
A psicopedagogia avalia, investiga e detecta as dificuldades e habilidades da criança diagnosticada Autismo. Estes indivíduos na maioria das vezes apresentam dificuldades de comunicação, socialização, estereotipia e comportamentos de esquiva, ente outras barreiras comportamentais.
As intervenções realizadas por um Psicopedagogo em conjunto com a Análise do Comportamento Aplicado (ABA), auxiliam no desenvolvimento e aumento do repertório da criança.
A psicomotricidade é a ciência que estuda o ser humano por meio de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Sendo assim, o especialista da área dispõe de um conjunto de atividades que ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades de forma individual. A psicomotricidade ajuda quem tem o Transtorno do Espectro do Autismo a desenvolver a parte sensorial, a motora, a linguagem e a capacidade de perceber ambientes sociais.
O psicólogo, que também é chamado de terapeuta, durante as sessões, conhece melhor a pessoa com autismo e sua família e aprende a identificar os comportamentos e pensamentos que causam desconfortos e precisam ser trabalhadas.
O psicólogo passa a acompanhar a rotina do autista e trabalhar a autorregulação por parte das crianças, a ensiná-las a obterem o autocontrole e como se comportar adequadamente.
A educação física é mais uma ferramenta que pode ser usada no desenvolvimento de habilidades na criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e exercícios que contribuem para o equilíbrio, coordenação, flexibilidade e em especial, no que cabe às aptidões sociais e motoras. A ausência de atividade física na rotina do autista pode impactar na sua autonomia para realizar tarefas como caminhar, virar-se, vestir uma roupa.
O acompanhamento terapêutico é um trabalho que objetiva à autonomia e a (re)inserção social de pessoas que por diversos motivos não estão aptas a relacionar-se com outras pessoas de forma independente. A atuação do A.T. em crianças com Transtorno do Espectro Autista é de extrema importância para o desenvolvimento devido a demanda de adaptações no ambiente social em razão de suas características peculiares
Uma das características do TEA é o comprometimento da linguagem e comunicação (verbal e não verbal), sendo estes considerados os sinais que frequentemente são os primeiros indícios de espectro do autismo.
E, é por meio da intervenção de um fonoaudiólogo no desenvolvimento da criança com autismo que é possível reduzir impactos do TEA na audição e fala e ampliar a independência cognitiva e funcional do autista, o que contribui para facilitar a interação social.
A musicoterapia pode ajudar as crianças com TEA a melhorar suas habilidades em áreas importantes, como interação social e comunicação. Atividades relacionadas à música envolvem imitação e sincronização proporcionando o desenvolvimento da cognição social.
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